27 janeiro 2011

O Spul sonha… O Projecto realiza-se!

A criação de uma plataforma multiserviços e multifuncional online, que permita aos alunos, docentes,não docentes e aos cidadãos em geral tratar de todo o tipo de assuntos sem perder tempo e sem deslocações a diversos locais, foi desde o início um dos grandes sonhos do SPUL.
Agilizar processos… Fazer mais por menos… todos estes objectivos, que fazem parte da missão dos Serviços Partilhados, vão agora ter mais força com a criação do Balcão Único Multiserviços e Multifuncional da Universidade de Lisboa (BU-UL).

Este projecto inovador, não só na Universidade mas também a nível da Administração Pública Nacional, pretende reforçar o atendimento na Instituição, através da centralização on-line de todos os serviços fornecidos pelas diversas Unidades Orgânicas. Desta forma será possível, ao utilizador, tratar de todos os assuntos relacionados com a sua vida no Campus através de uma única plataforma e a partir de qualquer lugar com acesso à internet.

Através de um sistema de notificações, o utilizador terá acesso, de uma forma simples, a todo o tipo de actividades, tarefas, pedidos inerentes a todas as Unidades Orgânicas nas quais este exerça funções. Ao aceder à plataforma, tem disponível o seu perfil de membro da UL, e assim consegue gerir toda a sua actividade na Instituição seja ela de docente, aluno ou funcionário.

A plataforma, entre outros serviços, deverá permitir ao utente tratar de documentação relativa a diplomas e certificados, fazer pedidos de manutenção, tratar de assuntos relacionados com Recursos Humanos, com o departamento financeiro, consultar/lançar notas, fazer pagamento de tesouraria, consultar vencimentos, fazer inscrições e candidaturas.

Este projecto vai interligar todas as UO, não deixando estas de ter a sua autonomia própria. Assim, quando for necessário pedir um documento que seja emitido na Faculdade de Letras, por exemplo, este poderá ser pedido e emitido numa outra UO onde o utente se encontre, não sendo necessária a sua deslocação propositada à Faculdade.

Com este projecto o SPUL pretende, não só, aumentar a eficiência, a eficácia e a celeridade dos processos de prestação de serviços, mas também desmaterializar a comunicação interna e externa da informação para uma melhor interacção com o meio envolvente, nomeadamente os alunos diplomados, as entidades empregadoras e a sociedade civil.

A realização deste sonho torna-se agora possivel. A candidatura dos Serviços Partilhados ao financiamento do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) foi aceite.

Com o apoio deste financiamento vamos conseguir evoluir, dar um passo em frente e projectar a Universidade de Lisboa como um exemplo a seguir, não só por outras Instituições de Ensino Superior, mas por toda a Administração Pública nacional.


Sem comentários: