10 março 2011

SPUL organiza primeira acção de Formação

As questões relacionadas com a segurança e higiene, nos locais de trabalho, têm sido uma preocupação constante nas generalidades das instituições. Neste sentido, decorreu durante o mês de Fevereiro no Instituto para a Investigação Interdisciplinar, a Formação em Higiene e Segurança no Trabalho e Primeiros Socorros. Organizada pelo Núcleo de Formação da Área de Assessoria e pela Área de Trabalho, Ambiente e Energia dos Serviços Partilhados da Universidade de Lisboa, teve como destinatários os colaboradores do SPUL.

A formação, dividida em dois temas: Higiene e Segurança no Trabalho e Noções Básicas de Socorrismo, teve como principais objectivos a prevenção de acidentes de trabalho, a consciencialização das principais causas de acidentes no local de trabalho e a aprendizagem de conhecimentos básicos em socorrismo que permitam prestar os primeiros socorros em caso de emergência.

Com os conhecimentos adquiridos, é possível desenvolver e consolidar uma cultura de segurança na Universidade de Lisboa, sendo esta, cada vez mais, uma constante e um valor dominante.

Márcia Vila, responsável pela Área de Trabalho, Ambiente e Energia e Miguel Diniz, responsável pelo Núcleo de Formação, responderam-nos a algumas questões onde fazem o balanço desta formação e revelam quais as próximas que serão realizadas.


1. Porque foi este o tema escolhido para a realização da 1ª formação global do SPUL?

Miguel Diniz: Esta formação resultou de um desafio que nos foi lançado pela Área de Trabalho Ambiente e Energia, área que tem a seu cargo esta matéria. Sendo uma formação transversal a todos os serviços do SPUL pareceu-nos um bom desafio.

2. Quais os principais objectivos que se pretendiam atingir com esta acção de formação?

Márcia Vila: Com esta formação demos o pontapé de saída para o início de uma nova realidade na UL, a preocupação com a segurança dos nossos colaboradores. Não se faz segurança sem formação, informação e sensibilização, sejam eles dirigentes, administrativos ou técnicos. Esta é uma matéria transversal a toda a Instituição e ninguém deverá ficar de fora. Existe ainda um longo caminho a percorrer, tendo em conta que precisamos de dar o passo seguinte, de organizar equipas de trabalho transversais às várias Unidades Orgânicas para que estas possam ser dinamizadoras de acções com vista a melhorias nas Unidades, a segurança é para todos e será sempre feita por todos.

3. Qual o balanço que faz da Formação em Higiene e Segurança no Trabalho e Primeiros Socorros?

Miguel Diniz: Ainda é um pouco cedo para fazer o balanço, estamos neste momento a analisar as três acções de formação que decorreram, mas pelo que analisámos até ao momento o balanço é bastante positivo.


4. Qual o feedback que recebeu dos colaboradores que participaram?

Miguel Diniz: O feedback tem sido o que já esperávamos, sendo uma área muito interessante pareceu-nos que iria ser do interesse dos formandos, e foi isso que se verificou. Os comentários não pararam de chegar, apesar de ser uma formação no sentido de sensibilizar para as diversas questões ligadas à higiene e segurança no trabalho os formandos manifestaram na avaliação o desejo de quererem mais ainda. Sem dúvida nenhuma foi a contribuição do socorrismo, onde a prática aliada à teoria tornou o curso mais apelativo.


5. Foi a primeira que realizaram?

Miguel Diniz: Sim, o núcleo de formação foi constituído no final do ano de 2010, ou seja estamos agora a dar os primeiros passos, foi necessário um tempo de reflexão, perceber onde podemos intervir e como fazê-lo. Há um provérbio japonês que diz, resumindo-o, “…por mais longa que seja a estrada, toda ela se inicia com um passo…” O primeiro passo foi dado.

6. A formação foi dirigida aos colaboradores do SPUL. Vão alargá-la a toda a UL?

Miguel Diniz: A nossa ambição ultrapassa as “portas” do SPUL, sem dúvida, partindo dos princípios que definem o conceito de serviços partilhados, o que pretendemos em conjunto com as Unidades Orgânicas é a implementação de uma estratégia de formação a nível global, acreditamos que em conjunto poderemos fazer mais, melhor e com menos custos. Este é um projecto que está neste momento a ser delineado pelo que ainda é prematuro desenvolvê-lo.

Márcia Vila: E sem dúvida a formação em Higiene e Segurança no Trabalho é uma boa proposta, na medida em que é uma área em que existe uma carência de conhecimentos e sobretudo falta de informação.

7. Quais as próximas formações agendadas?

Miguel Diniz: Neste momento estamos a desenvolver contactos para continuar a trabalhar a formação na Área de Higiene e Segurança no Trabalho e na Área de Informática.

Sem comentários: