06 junho 2011

Universidade de Lisboa comemora o Dia do Ambiente


A Universidade de Lisboa, através dos Serviços Partilhados e da Associação Académica da Universidade de Lisboa, realizou, no passado dia 25 de Maio na Alameda da Cidade Universitária, o AmbientALL, para comemorar o Dia do Ambiente do campus universitário.


A realização de um evento em que toda a sociedade civil pudesse marcar presença foi desde sempre o desejo da organização.

“Um dia diferente numa Alameda como nunca viste”, foi o slogan utilizado pela organização do AmbientALL para definir o que ia ser uma tarde realmente diferente, com muitas actividades.

Quem visitou a Alameda da Cidade Universitária, teve oportunidade de conhecer projectos e trabalhos realizados pelas diversas empresas que se associaram a este evento e que, no espaço dedicado a exposições, puderam divulgar os seus trabalhos na área do ambiente. Entre as entidades representadas, encontravam-se a Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa E-Nova, Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente (APEA), Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Quercus, Ambi3E, Galp Energia, entre muitas outras que, não quiseram deixar de marcar presença neste evento pioneiro.

Para além das exposições, os visitantes puderam participar em provas desportivas, assistir a concertos de bandas compostas por alunos da universidade e voar num Balão de ar quente instalado no relvado da Alameda.

Peddy-paper para os alunos

Como forma envolver e sensibilizar, activamente, os alunos no Dia do Ambiente, a organização do evento preparou um peddy-paper com a ajuda da We Value para a comunidade académica em que a principal tarefa era recolher o lixo existente no campus.

Durante a tarde os alunos inscritos na actividade prestaram provas relacionadas com o ambiente como cálculo da pegada ecológica, conhecimento da legislação em matéria de direito ambiental, conhecer melhor as espécies e plantas existentes no campus, e ajudaram a tornar o espaço da universidade mais limpo.

No final da prova, os cerca de 110 inscritos distribuídos por 17 equipas, conseguiram um total de 186 kg de lixo recolhido no Campus.

A grande vencedora da actividade foi a equipa da Faculdade de Ciências “Pá Escolinha”, com um total de 31 Kg de lixo recolhido. Em segundo lugar ficou a equipa “Move-te” representante da Faculdade de Medicina com 28,200Kg de lixo recolhido. Em terceiro lugar os “Geoquilhados”, da Faculdade de Ciências, com 22,500Kg de lixo recolhido.

Numa actividade em que se pretendia limpar o campus, também a criatividade foi premiada, com menções honrosas para as equipas “Desentendidos” dos Serviços Partilhados e “Alfinetes Criativos” da Faculdade de Ciências.

Com este evento a universidade assume seu papel enquanto orientadora de boas práticas ambientais, sensibilizando não só a comunidade da Universidade de Lisboa, mas a sociedade para a importância das questões e atitudes relacionadas com o ambiente.

Inserido num projecto maior, o Projecto Universidade Verde, a organização do AmbientALL vai continuar com estas, e outras actividades. O próximo evento será no mês de Novembro, com a 2ª Conferência Universidade Verde.

Este evento não teria sido possível sem o apoio da Equipa Reitoral e dos Órgãos de Gestão da Universidade de Lisboa, em particular da Vice-Reitora, Professora Doutora Maria Amélia Loução e do Senhor Administrador, Dr. Luís Paulitos. O nosso agradecimento também ao Director Executivo do Centro de Recursos Comuns e Serviços Partilhados, Dr. David Xavier e a toda a equipa de gestão dos espaços e manutenção da Universidade de Lisboa.












Sem comentários: