3,2,1, 0 Acção
"É evidente que a Universidade, depois de repensar os seus recursos humanos, terá de discutir quais utilizar, pois são estes os principais consumidores de recursos financeiros.
Por outro lado, a criação de uma central de compras que ajude a contratação de serviços e a aquisição de bens poderá ajudar à poupança e à libertação de recursos das unidades. Além disso, a negociação de contratos globais na Universidade daria economias de escala claras para a instituição. Limpeza, segurança, manutenção, telefone, jardinagem ou até mesmo papel, economato ou fotocopiadoras poderiam conseguir a libertação de alguns meios financeiros.
Soluções como a partilha de serviços e de meios terão de ser postas na mesa. Mas também estou certo que não pode ser baseado num modelo centralista na Reitoria, só um modelo de partilha poderá responder, com eficiência, ao desafio que se coloca."
David Xavier
Abertura do Ano Académico 2007-2008
Este é o desafio que temos em cima da mesa: identificar, procurar melhores soluções, boas práticas, procurar parceiros, recursos, fazendo uma Universidade moderna com uma gestão inovadora, próxima das unidades, sem perder a sua unicidade. Uma Instituição em que a sua estrutura administrativa e financeira estará à altura do seu ensino e da sua investigação.
O desafio não é pequeno, os receios são alguns, mas tenho a certeza que o caminho é este, que vamos estar à altura, que vamos atingir os objectivos, que vamos conseguir e que a solução passa pela PARTILHA.
David Xavier
Director Executivo do CRCSP
Sem comentários:
Enviar um comentário