Vice-Reitor Carlos Lobo e Dr. David Xavier no momento da entrega do Prémio
Organizado pela Deloitte, em parceria com o Diário Económico, e o Instituto Nacional de Administração (INA), o prémio Boas Práticas na Administração Pública, visa premiar os projectos inovadores ou com resultados comprovados, para uma melhor gestão de recursos e qualidade de serviços nos organismos públicos.
Criado em 2010, o SPUL, tem como principal objectivo gerir os recursos financeiros, materiais e humanos existentes, comuns a todas as Unidades Orgânicas da Universidade de Lisboa. Com a criação destes serviços, aumentou-se a eficiência na utilização de recursos, assim como se assegurou uma maior simplificação e normalização dos procedimentos em todas as Unidades Orgânicas.
Entrevistámos o Dr. David Xavier, Director Executivo dos Serviços Partilhados e a Dr.ª Susana Leal, responsável da área de Assessoria dos Serviços Partilhados, acerca da Importância deste prémio para o SPUL e para a Universidade de Lisboa.
SPUL - Qual o significado que este Prémio tem para o SPUL?
David Xavier - É o reconhecimento de uma metodologia de implementação. De que o que está a ser feito segue um rumo. Que tem qualidade.
Susana Leal – Para além de ser o reconhecimento do trabalho desenvolvido até agora, vem funcionar como selo de garantia de qualidade para o trabalho que vamos desenvolver no futuro próximo. O prémio ajuda a credibilizar o nosso trabalho junto das UO.
SPUL - Sendo o SPUL uma organização ainda recente, em que medida pode o Prémio “Boas Práticas”, funcionar como uma fonte de motivação para continuar o trabalho desenvolvido? Pode o prémio confirmar que o SPUL está no caminho certo?
David Xavier - O projecto SPUL reflecte o desempenho dos seus elementos. A equipa do SPUL está profundamente motivada e abraçou um projecto em que acredita pelo que o prémio serve de aconchego mais do que um confirmar.
Susana Leal – A atribuição deste prémio é uma enorme fonte de motivação para os colaboradores do SPUL. E não podia ter vindo em melhor altura. Está a terminar o 1º ano de funcionamento, os resultados do nosso trabalho ainda não estão totalmente visíveis e este prémio ajuda a comprovar, interna e externamente, que o trabalho desenvolvido está no bom caminho.
SPUL - Que importância tem este prémio para a UL?
David Xavier – Para Universidade de Lisboa o prémio reflecte o reconhecimento que a sua organização técnico administrativa está à altura do seu ensino e da sua investigação.
Susana Leal – É o reconhecimento que a opção feita pela concentração de certos aspectos técnicos administrativos da UL numa só organização foi uma aposta correcta.
SPUL - Quais são os próximos passos a tomar num futuro mais próximo?
David Xavier – Continuar a envolver todos os elementos da Universidade no projecto, dar novas respostas e avaliar o caminho seguido. Ao mesmo tempo ver sempre reconhecido o trabalho de excelência que nos propomos fazer como algo que serve e está ao serviço de uma administração pública mais moderna e transparente.
Susana Leal – Continuar a desenvolver as áreas de actuação do SPUL, aprofundando a sua ligação às UO e envolvendo-as cada vez mais neste projecto que pretende contribuir para a afirmação da UL como baluarte nacional e internacional do ensino e da investigação.
A Universidade de Lisboa está, mais uma vez, de parabéns!
Os Premiados da 8ª Edição do Prémio de Boas Práticas no Sector Público
Sem comentários:
Enviar um comentário