21 outubro 2011

SEMANÁRIO SPUL \ 21 Outubro 2011

Esta semana marcou o início da formação para os colaboradores não docentes das várias UO’s da UL, com a realização da acção de formação em Excel Fundamental. Paralelamente, foram também realizadas, em parceria com a Faculdade de Psicologia, duas acções de sensibilização sobre a utilização de extintores para o mesmo público-alvo.


Para além destas iniciativas, importa destacar o arranque do levantamento das condições de Segurança e Higiene no Trabalho na FMD com vista à implementação de procedimentos nesta matéria, o acompanhamento dos procedimentos concursais para diversos Serviços e Áreas do SPUL, a adjudicação e revisão do relatório final dos concursos públicos “Aquisição de uma Firewall Redundante para a FCUL” e “Aquisição de equipamentos para instalação de um laboratório de máquinas eléctricas para a FC”, o levantamento de processos e procedimentos no ICS para integração nos serviços financeiros do SPUL, os procedimentos finais no processamento dos vencimentos do mês de Outubro do SPUL, RUL, IGOT e FMD, assim como o acompanhamento dos projectos dos Museus da Politécnica da UL.

Durante este período também acompanhámos a entrada em produção do projecto de Assiduidade da FMD, concluímos as reconciliações bancárias de Janeiro da FMD, apoiámos o processo de matrículas e inscrições da 3.ª fase, elaborámos e entregámos o ficheiro da ADSE do SPUL, RUL, IGOT, FP, IE, FF e FMD referente ao mês de Outubro, apresentámos as novas funcionalidades MyGiaf ESS, GPI e Assiduidade e participámos na sessão pública para apresentação da publicação IPedia, sobre propriedade industrial, que decorreu no INPI.

Informações mais detalhadas sobre as iniciativas e actividades desenvolvidas pelas várias áreas e serviços do SPUL seguem abaixo.

Serviços Financeiros
• Conclusão das reconciliações bancárias de Janeiro da FMD
• Continuação da Formação em Oracle Aplications na Fundação da UL
• Análise do Orçamento de 2012 aprovado pela tutela e respectivos cortes orçamentais
• Levantamento de processos e procedimentos no ICS para integração nos serviços financeiros do SPUL
• Continuação do projecto de consolidação de contas de 2010 da UL
• Revisão do documento de gestão de tesouraria para a FC
• Levantamento de requisitos dos processos de despesa e de gestão de tesouraria na FC
• Análise de processos na FF
• Análise da afectação dos terrenos do campus em conjunto com o Fiscal Único
• Pagamento dos vencimentos do mês de Outubro

Serviços Tecnológicos
• Disponibilização e apresentação do processo de cálculo da sobretaxa do subsídio de natal
• Análise dos resultados aos testes dos ficheiros de prestação de contas, em XML, enviados pelo Tribunal de Contas
• Acompanhamento das sessões de levantamento da Área Financeira, na FC
• Acompanhamento da entrada em produção do projecto de Assiduidade da FMD
• Apresentação das novas funcionalidades MyGiaf ESS, GPI e Assiduidade
• Parametrização e suporte ao processo de cálculo da sobretaxa do subsidio de natal
• Apoio ao processo de matrículas e inscrições da 3ª fase
• Finalização da aplicação APPGC (certidões de não dívida)
• Finalização do projecto de reestruturação da rede da FL
• Análise e levantamento de evidências na sequência de um incidente com um servidor
• Planeamento, depuração e teste de substituição dos servidores de DHCP e respectiva plataforma de gestão
• Resolução de uma falha identificada no software NetBackup em conjunto com o parceiro que nos presta suporte
• Participação em evento realizado pela Cisco
• Resolução de problema relacionados com os sites alojados
• Instalação de servidor a pedido da FCCN no âmbito da EDUROAM
• Documentação do processo de migração de dados de cópia de segurança entre dispositivos magnéticos
• Satisfação de solicitações pontuais no âmbito do serviço de resolução de nomes e de requisição de certificados
• Elaboração de script de gestão de contactos Voip nos telefones por UO’s
• Elaboração de documentação para telefones polycom (Voip) – básica e detalhada
• Elaboração de documentação para despiste de problemas Voip (FAQ)
• Início dos trabalhos de estudo para criação de sala de videoconferência
• Estudos para restabelecimento de ligação IP em algumas estações sísmicas dos Museus da Politécnica
• Início do levantamento dos “números móveis institucionais/funcionários” das UO’s dentro da VPN móvel da UL

Área de Compras
• Adjudicação e revisão do relatório final do concurso público “Aquisição de uma Firewall Redundante para a FC”
• Adjudicação e revisão do relatório final do concurso público “Aquisição de equipamentos para instalação de um laboratório de máquinas eléctricas para a FC”
• Levantamento inicial dos bens da Fundação da UL a transferir para a FL e IGOT
• Preparação dos bens da FC a transferir para o IE
• Elaboração e envio da Adjudicação e minuta do contrato do processo de aquisição e manutenção do equipamento VOIP@RCTS
• Preparação das respostas aos esclarecimentos do concurso público do Balcão Único
• Lançamento do património da RUL do mês de Junho
• Lançamento das compras do SPUL e RUL até Julho
• Elaboração e Adjudicação de vários concursos SPUL


Área de Trabalho, Ambiente e Energia
• Parceria com a Faculdade de Psicologia na realização de duas acções de sensibilização sobre a utilização de extintores para 30 colaboradores não docentes de várias UO’s
• Arranque do levantamento das condições de Segurança e Higiene no Trabalho na FMD com vista a implementação de procedimentos nesta matéria
• Instalação de equipamentos de redução de consumos de água no Instituto de Investigação Interdisciplinar
• Visita dos técnicos da Renova para Identificação dos locais e levantamento de papel nas várias UO’s
• Início de limpeza e desmatação da área envolvente à FFUL e Instituto de Investigação Interdisciplinar
• Auditoria interna ao funcionamento do sistema de gestão de resíduos hospitalares perigosos juntamente de acordo com o contrato realizado
• Reunião para análise do projecto “Partilha e Aproveita” com a equipa de desenvolvimento
• Participação na 1ª sessão de esclarecimentos sobre o Desafio “Green Campus – Desafio Eficiência Energética no Ensino Superior”
• Presença na Apresentação de um Projecto de Eficiência Energética desenvolvido pela Galp Energia
• Análise económica da passagem para o mercado liberalizado da electricidade na Cantina 1 e 2 para os SASUL
• Preparação de cronograma para acompanhamento da implementação das medidas de redução de consumos eléctricos em todas as UO’s
• Acompanhamento do início de fornecimento de electricidade no mercado liberalizado junto das UO’s
• Acompanhamento da implementação dos resíduos hospitalares perigosos na UL
• Continuação de elaboração de caderno de encargos para a consulta no âmbito do Eco.AP (Programa de Eficiência Energética na Administração Pública)

Gabinete de Apoio à Investigação
• Preparação e envio à FC de pedidos de deslocação ao estrangeiro em serviço por parte de Investigadores Ciência
• Preparação e divulgação de anúncios de seminários das Unidades de I&D
• Resposta aos pedidos de apoio dos Investigadores do Compromisso com a Ciência
• Actualização das marcações de salas
• Apoio aos investigadores IIIUL
• Verificação e lançamento na base de dados de documentos referentes a projectos da FFC e Fundação da UL
• Elaboração de pedidos de pagamento
• Acompanhamento dos projectos dos Museus da Politécnica da UL
• Introdução de documentos no MyGiaf
• Reunião do grupo de trabalho do manual de boas práticas em transferência de tecnologia no madanparque/universidade nova
• Reunião com agentes de patentes
• Reunião com promotor de projecto de empreendedorismo
• Participação em sessão pública no INPi para apresentação da publicação IPedia, sobre propriedade industrial
• Actualização de currículos de investigadores na plataforma FCTsig
• Apoio à fase de selecção e comunicação aos candidatos a uma BPD no âmbito do Projecto Pest-OE/MAT/UI0208/2011
• Apoio aos candidatos seleccionados pela FCT para a atribuição de BD e BPD no âmbito de unidades de I&D
• Recolha de dados para a publicação UL em Números e para o retrato comparativo da UL com UTL
• Elaboração de parecer jurídico acerca da personalidade jurídica das faculdades da UL com PIC suspenso


Área de Assessoria
• Acompanhamento dos procedimentos concursais para diversos Serviços e Áreas do SPUL
• Realização das Provas de Conhecimentos para 2 Especialistas de Informática a afectar ao Núcleo de Administração e Desenvolvimento de Aplicações do SPUL
• Continuação do trabalho de normalização das restantes tabelas do GIAF
• Acompanhamento da implementação do projecto de assiduidade dos funcionários do SPUL
• Elaboração e entrega do ficheiro da ADSE do mês de Outubro do SPUL, RUL, IGOT, FP, IE, FF e FMD
• Procedimentos finais no processamento dos vencimentos do mês de Outubro do SPUL, RUL, IGOT e FMD
• Registo e actualização das observações referentes às alterações no processamento dos vencimentos do mês de Outubro
• Processamento dos vencimentos do mês de Novembro da FF, FP e IE
• Validação da Sobretaxa Extraordinária Sobre os Rendimentos sujeitos a IRS Auferidos no Ano de 2011, a aplicar para os vencimentos de Novembro, de acordo com a Lei Nº 49/2011
• Continuação do ajuste do modelo de divisão de responsabilidades entre as UO’s e o SPUL para processamento de vencimentos
• Apoio às UO’s da UL
• Realização da acção de formação em Excel Fundamental para os colaboradores não docentes da UL
• Continuação da gestão da formação dos colaboradores não docentes da UL para os meses de Novembro e Dezembro
• Início do tratamento dos dados referentes à Avaliação da Satisfação dos colaboradores do SPUL
• Início do tratamento dos dados referentes à Avaliação da acção de formação em Excel Fundamental para os colaboradores não docentes da UL
• Continuação da recolha e tratamento dos dados para a elaboração das publicações “Relatório de Gestão e Contas Consolidadas da UL” e “UL em Números”, referentes a 2010

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