02 outubro 2011

SEMANÁRIO SPUL \ 30 Setembro 2011

A finalizar o mês de Setembro, no conjunto das actividades desenvolvidas pelo SPUL destacamos a divulgação do Projecto 172, participante na 4.ª edição do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa, a gestão da formação a iniciar no mês de Outubro para os Colaboradores Não Docentes da UL, o encerramento do 1ª trimestre do SPUL na aplicação Oracle, a publicação do concurso público de aquisição de serviços de vigilância e segurança na UL e a realização de reunião com a FBAUL, FFUL e FCUL para submissão de novos pedidos de patentes.


A semana também foi marcada pela preparação e disponibilização, do ambiente de Produção, para o projecto de assiduidade nas Unidades Piloto, pelo encerramento do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional do CAUL e do GFMUL, pelo acompanhamento à entrada da EMEL nas zonas a tarifar na Cidade Universitária, pelo registo do património relativo ao mês de Abril da FMDUL, pela gravação off, edição, montagem e sonorização do Filme “Estudantes com Necessidades Educativas Especiais” e pelo apoio e participação na sessão de esclarecimento, aos colaboradores da FMDUL, relativa ao projecto de assiduidade.

Foram ainda realizadas reuniões com os SASUL, FCUL e IGOT para ajuste do modelo de divisão de responsabilidades entre as referidas unidades e o SPUL e prestado o apoio à organização da Acção Marie Curie "Industry Academia Partnerships and Pathways (IAPP) Information Session", em colaboração com a Reitoria e o Gabinete de Promoção do 7º Programa Quadro (GPPQ), da FACT.

Mais informações sobre estas, e outras, iniciativas SPUL, seguem abaixo.

Serviços Financeiros
• Encerramento do 1º trimestre do SPUL na aplicação Oracle
• Continuação do projecto de implementação do Oracle Financials na Fundação da UL com a conclusão dos testes aplicacionais
• Continuação do projecto de desenvolvimento da aplicação de gestão de certidões, entrando na fase de testes
• Análise do levantamento de requisitos para implementação do Oracle Financials na FCUL
• Lançamento da matriz de vencimentos de Setembro do SPUL, FP e IE
• Continuação do projecto de Consolidação de Contas de 2010 da UL
• Validação do novo mapa de transferências correntes concedidas, desenvolvido pela Oracle
• Resposta ao inquérito do GPEARI das actividades de I&D do IGOT de 2010
• Reunião na FCUL para arranque do projecto de implementação do Oracle Financials
• Reunião nos Serviços de Acção Social para análise da interligação com o SPUL

Serviços Tecnológicos
• Apoio e participação na sessão de esclarecimento, aos colaboradores da FMDUL, relativa ao projecto de assiduidade
• Preparação e disponibilização, do ambiente de Produção, para o projecto de assiduidade nas Unidades Piloto
• Realização das sessões de apresentação do GPI, às Unidades Piloto da 2ª fase
• Apoio Técnico às Matrículas de todas as UO’s e outras actividades de suporte
• Colocação em produção do site dos Museus
• Disponibilização para testes da aplicação AppGC
• Levantamento de requisitos para o projecto GA
• Formalização do contrato piloto do projecto SPUL-Ephorus
• Inicio da recolha de informação para licenciamento Microsoft – UL
• Calendarização do levantamento para o processo de levantamento das necessidades UL – unidades de impressão
• Desenho do protocolo a implementar com o IGOT
• Gravação off, edição, montagem e sonorização do Filme “Estudantes com Necessidades Educativas Especiais”
• Estudo para Identidade do Projecto “Renova o teu papel na UL”
• Quiosques presenciais na cantina e reforço da presença Web relativamente ao Projecto 172 do Orçamento participativo da Câmara Municipal de Lisboa

Área de Compras
• Publicação do concurso público de aquisição de serviços de vigilância e segurança na UL
• Registo do património relativo ao mês de Abril da FMDUL
• Elaboração dos procedimentos da Central de Compras
• Preparação do manual de procedimentos da área de compras
• Fecho dos stocks de Janeiro a Abril
• Elaboração e Adjudicação de vários concursos SPUL

Área de Trabalho, Ambiente e Energia
• Divulgação do Projecto 172 do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa
• Acompanhamento à entrada da EMEL nas zonas a tarifar na Cidade Universitária
• Preparação do Projecto “Partilha e Aproveita na UL”
• Início da definição de uma estratégia para o Projecto de Mobilidade Sustentável na UL
• Acompanhamento do início de fornecimento de electricidade no mercado liberalizado junto das UO’s
• Visita técnica à FFUL e FLUL para implementação do circuito Interno de recolha de papel inutilizado no âmbito do Projecto RENOVA
• Acompanhamento da implementação dos resíduos hospitalares perigosos na UL
• Registo de todas as UO’s no Portal de Informação da Galp Gás (balcão digital) e EPAL (epal net)
• Levantamento e registo dos consumos de gás da FLUL, de Abril 2010 a Setembro 2011
• Continuação de elaboração de caderno de encargos para a consulta no âmbito do Eco.AP (Programa de Eficiência Energética na Administração Pública)


Gabinete de Apoio à Investigação
• Finalização/encerramento do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional do CAUL e do GFMUL
• Preparação e submissão online de orçamentos de Projectos de 2010 com financiamento aprovado pela FCT
• Preparação e submissão das declarações de aceitação e de supervisão dos bolseiros de doutoramento e de pós-doutoramento aprovados pela FCT
• Preparação e submissão no Eracareers de um edital para uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para o Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa
• Disseminação de oportunidades de emprego e eventos científicos (Seminários, cursos, newsletters, sessões informativas, etc.)
• Apoio à organização da Acção Marie Curie "Industry Academia Partnerships and Pathways (IAPP) Information Session", em colaboração com a Reitoria e o Gabinete de Promoção do 7º Programa Quadro (GPPQ), da FACT
• Recuperação dos dados de acesso ao registo da UL no Portal de Participantes da Comissão Europeia
• Recolha de informações e estabelecimento de contactos com o PCN nacional (GPPQ/FCT) com vista à preparação da reunião sobre financiamentos do 7º Programa Quadro, no dia 29 de Setembro
• Preparação da reunião sobre projectos FP7: preparação e envio da convocatória; preparação da lista de convocados; estudo sobre possíveis soluções para as unidades orgânicas cujos PIC foram suspensos pela Comissão Europeia (DG-Budget e DG-RTD) poderem concorrer aos próximos concursos; contactos com o GPPQ e com a REA Validation Unit para obter esclarecimentos adicionais; contactos com as Faculdades afectadas pelo problema; apresentação realizada na reunião
• Participação na reunião do projecto europeu Natural Europe, com vista à preparação do 1º relatório financeiro a apresentar à Comissão Europeia no final do 12º mês do projecto, respectivamente no final do mês de Outubro de 2011
• Resposta aos pedidos de apoio dos Investigadores do Compromisso com a Ciência: prestação de apoio à preparação do requerimento e documentação acessória, do pedido de rescisão contratual do Investigador Mai Lu, do IBEB
• Participação da UL Inovar na reunião organizada pela Cotec em Coimbra para a elaboração do "Manual de Boas Práticas para a Protecção, Gestão e Valorização da Propriedade Industrial”
• Participação da UL Inovar numa formação organizada no Inpi intitulada "Vias Internacionais de protecção – Design”
• Realização de reunião com a FBAUL, FFUL e FCUL para submissão de novos pedidos de patentes
• Actualização das marcações de salas
• Envio de Pedidos de Deslocações em Serviço (Contratos Ciência)
• Envio da Assiduidade do Centro à FCUL
• Apoio aos investigadores IIIUL
• Conferência das listagens referentes às despesas do 1º semestre 2011 dos Plurianuais dos Centros sediados no III UL
• Actualização do Relatório Interno do Centro de Física Nuclear


Área de Assessoria
• Acompanhamento dos procedimentos concursais para diversos Serviços e Áreas do SPUL
• Realização das Entrevistas de Avaliação de Competências relativas ao procedimento Concursal para Assistente Técnico do Núcleo de Contabilidade Analítica
• Elaboração de Pedidos de Aposentação na CGA
• Continuação do trabalho de normalização das restantes tabelas do GIAF
• Início do trabalho de normalização das restantes tabelas do GIAF
• Acompanhamento da implementação do projecto de assiduidade dos funcionários do SPUL
• Continuação do processamento e conferência dos vencimentos do mês de Outubro do SPUL, RUL, IGOT, FMDUL, FFUL, FP e IE
• Elaboração da matriz contabilística do mês de Setembro do SPUL, RUL, IGOT, FP e IE
 Elaboração da requisição de fundos para o mês de Outubro do SPUL, IGOT, FP e IE
• Remessa de documentos/Regime livre à ADSE relativos a documentos de despesas de saúde de funcionários do SPUL
• Envio da relação contributiva da Segurança Social do mês de Setembro da FFUL
• Reuniões com os SASUL, FCUL e IGOT para ajuste do modelo de divisão de responsabilidades entre as referidas unidades e o SPUL
• Preparação da ficha de comunicação de alterações mensais para processamento dos vencimentos
 Apoio às UO’s da UL
• Gestão da formação a iniciar no mês de Outubro para os colaboradores não docentes da UL
• Continuação da elaboração dos inquéritos de avaliação da satisfação dos colaboradores do SPUL e dos utilizadores dos serviços do SPUL
• Tratamento dos dados para a elaboração das publicações Relatório de Gestão e Contas Consolidadas da UL e UL em Números, referentes a 2010
• Preparação de reuniões parcelares com as UO’s com vista ao esclarecimento da Reorganização dos Serviços de Apoio da UL
• Estabelecimento de contactos para desenvolvimento de um projecto de levantamento de funções dos colaboradores da UL
• Participação no processo de resposta a pedidos de esclarecimento relativo ao Concurso Público Internacional para a Aquisição de “Balcão Único Multiserviços e Multicanal da UL”

Sem comentários: