29 julho 2011

Semanário SPUL \ 29 Julho 2011

Esta semana marcou o arranque do processo de Reorganização Estratégica dos Serviços de Apoio da Universidade de Lisboa, com a realização de reuniões de trabalho entre o SPUL e as Unidades Orgânicas da UL, tendo em vista a implementação das “99 Medidas para o Futuro” apresentadas na sessão pública do dia 15 de Julho na Reitoria.


Durante este período destacamos também a conclusão dos Mapas Trimestrais da UL referentes a 30 de Junho, a finalização da preparação do Orçamento da UL para 2012 no que respeita aos Recursos Humanos, a disponibilização dos mapas de execução orçamental de despesa e receita desagregados por rubricas orçamentais, o apuramento das dívidas do SPUL, IGOT e RUL a 30 de Junho de 2011 e o levantamento de necessidades para a gestão dos parques de estacionamento da UL.

Para além do apoio à gestão de projectos europeus, apoiámos os organizadores da conferência “Groups and Semigroups: Interactions and Computations”, que decorreu na FCUL entre os dias 25 e 29 de Julho, editámos os conteúdos da Conferência “Womem and the Arts”, elaborámos os relatórios preliminares para os vários concursos públicos de aquisição de equipamentos e serviços para a UL, assim como o relatório final para o concurso de aquisição de gás natural na UL.

A terminar a semana, procedemos à instalação e configuração dos relógios de ponto no SPUL, FFUL, FMDUL e FLUL, no âmbito do Projecto de Assiduidade da UL.


Informações mais detalhadas sobre as iniciativas e actividades desenvolvidas pelas várias áreas e serviços do SPUL seguem abaixo.

Serviços Financeiros
• Apuramento das dívidas do SPUL, IGOT e RUL a 30 de Junho de 2011 para publicação nos seus sites
• Lançamento das matrizes de vencimentos de Julho do SPUL, da RUL e do IGOT
• Conclusão da recuperação do lançamento de documentos do IGOT de Junho
• Continuação do projecto de consolidação de contas de 2010 da UL
• Elaboração de um mapa nominativo com os vencimentos da RUL a 30 de Dezembro de 2010 e 30 de Julho de 2011


Serviços Tecnológicos
• Instalação dos relógios de ponto no SPUL, FFUL, FMDUL e FLUL, no âmbito do Projecto de Assiduidade da UL
• Disponibilização dos Mapas de Execução Orçamental de Despesa e Receita desagregados por rubricas orçamentais
• Disponibilização do Manual de Procedimentos de Criação e Alteração das Fichas de Activos
• Apoio à entrada em produção da nova versão SIGES/NetPA para a FMDUL, FBAUL, ICSUL e FLUL
• Configuração de cópias de segurança para assegurar o arranque em produção da actualização do sistema académico (SIGES) no ICSUL, FMDUL, FBAUL e FLUL
• Emissão de certificados
• Disponibilização de contas de acesso à rede sem fios para os eventos solicitados
• Criação de várias listas de distribuição
• Aplicação de actualização no sistema HDS9570, parametrização e integração com a plataforma de virtualização
• Limpeza das configurações efectuadas durante as tarefas de recuperação da mailbox de determinado utilizador
• Elaboração de inventário de servidores
• Resolução de questões relacionadas com a entrada de Spam na UL
• Wireless Site Survey à FMUL
• Organização da estrutura da rede do Observatório Astronómico de Lisboa
• Configuração e instalação de AP’s no Observatório Astronómico de Lisboa para suporte à Astrofesta 2011, na ligação à rede Eduroam
• Configuração dos relógios de ponto
• Criação da documentação ULMOVEL para as UO’s no âmbito do protocolo com a TMN
• Actualização do site ULMOVEL
• Início do desenvolvimento da ligação da infra-estrutura VoiP ao VTM da Reitoria
• Configuração da infra-estrutura para instalação dos terminais de assiduidade
• Definição e routing da numeração externa (DDIs) do IGOT
• Finalização da edição da Sessão das “99 Medidas para o Futuro - Estratégia para os Serviços de Apoio da Universidade de Lisboa”
• Apoio na gravação das conferências do “ISFC 38” (Evento promovido pela FLUL)
• Edição de conteúdos da Conferência “Womem and the Arts”
• Elaboração do Portfólio do NTM
• Finalização do guião para a reportagem com os alunos chineses
• Recepção e apresentação do NTM a colegas das Universidades “Sapienza Università di Roma” (Itália) e “Technical University of Lodz” (Polónia)
• Edição e disponibilização no portal do SPUL das entrevistas acerca dos projectos
• Preparação e realização de entrevista à Sra. Professora Luísa Cerdeira


Área de Compras
• Elaboração dos relatórios preliminares para os concursos públicos de: “Aquisição de equipamentos para instalação de um laboratório de máquinas eléctricas”, “Aquisição de Desktops e Monitores para várias UO’s da UL” e “Aquisição de Serviços de Jardinagem para a UL”
• Elaboração e Adjudicação de vários concursos SPUL

Área de Trabalho, Ambiente e Energia
• Elaboração de Relatório Final para o concurso de aquisição de gás natural na UL
• Levantamento de necessidades para a gestão dos parques de estacionamento da UL
• Projecto “Renova o teu papel na UL”: elaboração dos regulamentos internos para a implementação do projecto; estudo económico; proposta de protocolo a assinar com a Renova; divulgação do projecto junto das Unidades; levantamento de papel para reciclar junto do IOP
• Visita técnica e avaliação das captações de água existentes na FMDUL e FP/IE para efeitos de estudo hidrológico
• Preparação e envio de informação para os contratos com a EDP Corporate
• Análise das respostas e correcções de registos na mini geração
• Preparação de informação para efectuar o levantamento de equipamentos de AVAC em todos os edifícios da UL
• Finalização de inquéritos para auditoria interna de eficiência energética dos edifícios
• Triagem e acondicionamento de resíduos líquidos perigosos a eliminar na FFUL
• Acção de formação à equipa de limpeza sobre resíduos perigosos e resíduos sólidos urbanos na FFUL
• Definição de procedimento para a eliminação de papel inutilizado na UL juntamente com o Núcleo do Arquivo da RUL
• Acompanhamento do contrato com a empresa Ambimed na implementação do serviço junto das UO’s


Gabinete de Apoio à Investigação
• Recepção dos participantes e apoio aos organizadores da conferência “Groups and Semigroups: Interactions and Computations (FCUL, 25 a 29 de Julho de 2011)
• Organização dos espaços e serviços de apoio ao edifício III-UL no mês de Agosto
• Acompanhamento do processo de atribuição de bolsas no âmbito de projectos de I&D
• Revisão do Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos na UL
• Apoio à gestão de projectos Europeus: colocação da encomenda de um scanner 3D e software para os Museus Nacional de História Natural da UL, no âmbito do projecto Natural Europe; apoio à Gestão de RH no âmbito do projecto INQUIRE (orçamentação da contratação necessária para dar início aos trabalhos do WPs 4 e 5 e resume da despesa já efectuada)
• Disseminação de oportunidades de financiamento e de eventos científicos à comunidade científica da UL e em outras Instituições de Ensino Superior
• Coordenação da segunda fase do processo de selecção do projecto Atomium Culture (Call Abrill 2011): envio dos artigos escritos pelos investigadores apurados na primeira fase do concurso ao Editing Office
• Envio de esclarecimentos e de documentação ao principal beneficiário do projecto Europeu MODEGOV: Relatório da visita realizada pela delegação marroquina à FCUL
• Pedido de preenchimento de timeheets à Doutora Tatyana Strekalova, do C. Biologia Ambiental, cujo contrato termina a 31/07/2011, de modo a responder à solicitação requerida pela FCT, relativa aos registo de assiduidade e à reposição dos montantes pagos em excesso a título de subsídio de refeição à investigadora.
• Assuntos de expediente do Contacto Operacional do GAI

Área de Assessoria
• Acompanhamento dos procedimentos concursais para diversos Serviços e Áreas do SPUL
• Elaboração dos processos de inscrição na ADSE e Segurança Social dos novos colaboradores do SPUL
• Conclusão dos Mapas Trimestrais da UL referentes ao período de 30 de Junho
• Validação, em conjunto com a Área de Sistemas de Informação, dos desenvolvimentos realizados ou a realizar brevemente no myGIAF (Portal do Funcionário)
• Conclusão da preparação do Orçamento da UL para 2012, no que respeita aos Recursos Humanos
• Registo e actualização das observações referentes às alterações no processamento dos vencimentos do mês de Julho
• Elaboração da requisição de fundos para o mês de Agosto do SPUL, RUL e IGOT
• Início do processamento do mês de Agosto do SPUL, RUL e IGOT
• Elaboração da matriz contabilística do mês de Julho do SPUL, RUL e IGOT
• Apoio nos vencimentos às UO’s da UL
• Continuação da organização do Plano de Formação do SPUL e da UL referente a 2012
• Actualização dos conteúdos referentes à Formação no portal do SPUL
• Elaboração do Plano Estratégico SPUL 2011/2014
• Tratamento dos dados e elaboração da Publicação UL em Números de 2010
• Reuniões com a FFUL, FP/IE, FDUL e FCUL, para dar início à implementação das “99 Medidas para o Futuro – Estratégia para os Serviços de Apoio da Universidade de Lisboa”
• Preparação da implementação do Plano de Comunicação no SPUL

Sem comentários: