20 julho 2011

Universidade de Lisboa apresenta as “99 Medidas para o Futuro”

Decorreu no passado dia 15 de Julho no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, a Sessão de Apresentação da Estratégia para os Serviços de Apoio da UL: “99 Medidas para o Futuro”, que teve como objectivo apresentar e debater as 99 medidas propostas para melhorar a estrutura dos serviços de Apoio Técnico-Administrativo, do Ensino e da Investigação na Universidade de Lisboa.

A sessão, que teve sala cheia, contou com as intervenções do Sr. Reitor, o Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa, do Professor Doutor Carlos Lobo, vice-reitor, do Professor Doutor Pedro Veiga, pró-reitor e do Dr. David Xavier, Director Executivo do Centro de Recursos Comuns e Serviços Partilhados da Universidade de Lisboa.


Para a apresentação foram escolhidas as 3 grandes áreas infra-estruturais, consideradas pilares desta mudança, na da Universidade de Lisboa: Sistemas de Informação, Gestão e Campus.


Apresentada pelo Professor Doutor Pedro Veiga, a área de Sistemas de Informação tem como principal objectivo uniformizar e normalizar os sistemas de toda a universidade. A criação de um suporte onde através de uma única autenticação, docentes, funcionários não docentes e alunos, possam aceder a uma plataforma onde consigam acompanhar e gerir toda a sua vida académica, é um dos grandes projectos para esta área. (Para conhecer todas as medidas para a área de Sistemas de Informação consulte o vídeo no portal do SPUL.)


O segundo pilar da reestruturação dos serviços de apoio da universidade, e apresentado pelo Professor Doutor Carlos Lobo, é a Gestão Financeira da UL. Nesta área pretende-se implementar um Modelo de Contabilidade Analítica de forma a “responder a todas as necessidades identificando Unidades Orgânicas e actividades desenvolvidas, estabelecendo critérios de imputação de custos e proveitos com o objectivo de apurar resultados de forma desagregada”. Com a implementação da Contabilidade Analítica na universidade vai ser possível saber quanto custa um curso, uma disciplina, um aluno, etc., para que a tomada de decisões a nível pedagógico e científico seja feita de forma consciente e fundamentada. Com o conhecimento destas variáveis, e dos indicadores que elas permitirão construir, será possível atingir a melhoria de procedimentos e maior qualidade no ensino e na investigação. (Para conhecer todas as medidas para a área de Sistemas de Informação consulte o vídeo no portal do SPUL.)


A última área, apresentada pelo Dr. David Xavier, foi o Campus UL. Este pilar “assume-se como uma área interdisciplinar, resultante da oportunidade de uma gestão única para o campus, integrando áreas funcionais de gestão de edificado e infra-estrutura, energia, espaços verdes, mobilidade e ambiente”. Para tal, serão implementadas algumas medidas tais como, gestão e acompanhamento de contratos, gestão de consumos energéticos, gestão única de espaços e paisagens do Campus, entre outras, promovendo a imagem da universidade enquanto uma universidade sustentável, dinâmica e inovadora acabando, assim, com a dispersão dos serviços. (Para conhecer todas as medidas para a área de Sistemas de Informação consulte o vídeo no portal do SPUL.)


Coube ao Reitor o encerramento da sessão, após o debate. Na sua intervenção final o Reitor não deixou de referir a extrema importância que representa o envolvimento de todos pois é uma mudança que há muito vem sendo discutida, pelos Órgãos de Gestão da Universidade de Lisboa, e o seu sucesso, para tornar a UL mais moderna, mais sustentável e uma referência, cada vez mais forte, no ensino e na investigação nacional e internacional, depende do empenho de toda a comunidade universitária.





Sem comentários: