12 setembro 2011

Actividades SPUL \ 15-Agosto-2011 a 12-Setembro-2011

Depois de um período de férias, em que não houve a oportunidade de actualizar o Blog com o destaque das iniciativas e actividades desenvolvidas pelos vários serviços e áreas do SPUL, fazemos agora o resumo da 2.ª quinzena do mês de Agosto e da 1.ª quinzena do mês de Setembro (15 Agosto – 12 Setembro).


Neste período, com o lançamento do Portal de Formação, o SPUL deu início ao processo de divulgação do Plano de Formação para os Colaboradores Não Docentes da Universidade de Lisboa, com a difusão das formações planeadas para o mês de Outubro.

À parte desta iniciativa, salientamos a conclusão do Orçamento de Estado para 2012 do SPUL, o desenvolvimento da Campanha do Orçamento Participativo da UL - “Uma porta para a UniverCidade”, o preenchimento do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional referente a 2010, o apoio na organização da conferência GDIS2011 “Geometry, Dynamics and Integrable Systems”, e a realização do 1º Streaming Meeting com o grupo de trabalho “UNICA Green Academic Footprint”, dando continuidade ao trabalho iniciado pela Área de Trabalho, Energia e Ambiente no 1º encontro realizado em Oslo em Maio do presente ano.

No arranque do mês de Setembro, foi elaborado o Concurso Público Internacional para a Aquisição de um Balcão Único Multiserviços e Multicanal da UL, e disponibilizado um conjunto de novos impressos referentes à Área de Recursos Humanos no Portal do SPUL, bem como uma linha de suporte para apoio às matrículas e inscrições da UL.

Para finalizar, destacamos a realização de visitas técnicas à FFUL com vista à classificação e encaminhamento de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos e aos Museus da Politécnica para classificação, acondicionamento e recolha de Resíduos Hospitalares Perigosos especiais.

Mais informações sobre estas, e outras, iniciativas SPUL, seguem abaixo.

Serviços Financeiros
• Elaboração do Orçamento de Estado para 2012 do SPUL
• Auxílio na preparação do Orçamento para 2012 do IGOT, do IE e da FP
• Reporte da execução orçamental de despesa e receita do mês de Agosto à DGO, do SPUL, da RUL e do IGOT
• Reporte das unidades de tesouraria do mês de Agosto à DGO do SPUL, da RUL e do IGOT
• Conclusão do projecto da criação do mapa de dívidas a fornecedores a reportar nos sites das UO’s
• Continuação do projecto de consolidação de contas de 2010 da UL, com reunião com a empresa de certificação legal das contas
• Continuação do projecto de implementação do Oracle Financials na Fundação da UL, com reunião de trabalho e análise dos templates de carregamento de informação
• Reunião no ICS para arranque do projecto conjunto referente à Área Financeira
• Continuação dos trabalhos de fecho de contas do 1º trimestre da RUL, do SPUL, do IGOT, da FP, do IE e da FMDUL
• Encerramento de contas do mês de Janeiro do SPUL no Oracle Financials
• Carregamento das alterações orçamentais de Agosto da RUL e SPUL, na aplicação SIGO da DGO
• Lançamento das matrizes de vencimentos de Agosto da RUL, SPUL, IGOT e FP no Oracle Aplications
• Lançamento das matrizes de vencimentos de Abril a Agosto do IE no Oracle Aplications
• Reconciliações bancárias da RUL referentes ao mês de Abril
• Elaboração, lançamento e contabilização da matriz de vencimentos de Março a Julho de 2011 da FP e de Fevereiro a Março de 2011 do IE
• Elaboração das reconciliações bancárias do mês de Março da RUL e do mês de Janeiro da FP
• Conclusão dos lançamentos de descontos da FP relativos ao 1º semestre de 2011
• Conclusão dos lançamentos referentes à receita arrecadada de propinas e emolumentos, no 1º semestre de 2011, da FP e do IE
• Conclusão dos lançamentos referentes à Requisição de Fundos da FP e do IE, relativos ao 1º trimestre de 2011
• Elaboração de um documento contendo a discriminação dos saldos de abertura e de encerramento de 2010, relativamente à parte que se encontra “em bancos”, após reconciliação bancária, por forma a identificar os valores em depósito na banca comercial e no tesouro para a FP e para o IE
• Elaboração da 5ª e 6ª alteração orçamental do IGOT
• Reuniões de trabalho para a elaboração da proposta a apresentar ao Conselho Geral referente à distribuição do plafond do Orçamento de Estado da UL para 2012
• Reunião com Secretários da UL para análise das instruções da DGO para a elaboração do Orçamento de 2012
• Reconciliações bancárias do SPUL de Maio, Junho e Julho

Serviços Tecnológicos
• Reestruturação da área de partilha de ficheiros do NIC e integração no domínio UL
• Delegação de privilégios nas listas de distribuição de email da UL
• Tarefas de apoio à Área de Aplicações
• Deslocação física de servidores antigos para novo bastidor
• Instalação e configuração de gaveta de discos adicionais no NetApp (SAN – armazenamento de dados)
• Instalação de dispositivos de armazenamento (LTO5) no sistema de cópias de segurança e respectiva parametrização
• Criação, submissão e autorização de certificados SSL para vários websites
• Reorganização do armazém dos Serviços Tecnológicos e abate de material obsoleto
• Integração de novos servidores com o sistema de cópias de segurança
• Várias tarefas de resolução de problemas e de apoio às faculdades
• Várias tarefas no âmbito da extinção do domínio NIC
• Disponibilização do mapa Dívidas a Fornecedores para todas as UO’s
• Disponibilização de uma linha de suporte para apoio às matrículas e inscrições da UL e apoio ao Processo de Inscrições e Matrículas a decorrer na UL
• Parametrização em ambiente de testes da Unidade Fundação da UL, no sistema Financeiro da UL
• Criação do ambiente de pré-produção do GIAF
• Instalação das alterações para responder ao Código Contributivo da Segurança Social, em ambiente de produção (GIAF)
• Início do projecto de implementação do Oracle Financials, na Fundação da UL
• Continuação da análise e desenvolvimento dos mapas para Prestação de Contas, em XML
• Continuação do projecto da normalização das tabelas GIAF
• Continuação do processo de actualização do Sistema Académico das UO’s da UL
• Sessões de parametrização/preparação das inscrições e matrículas para o ano lectivo de 2011-2012, na FMUL, IGOT e FLUL
• Instalação e testes ao novo código contributivo da Segurança Social
• Instalação e testes ao novo mapa de dívidas de fornecedores
• Actualização do sistema académico SIGES/NetPA para as novas versões
• Análise curricular das candidaturas aos diversos procedimentos concursais para os Serviços Tecnológicos do SPUL
• Tarefas de consolidação e actualização e migração de sites para servidores tecnologicamente mais recentes
• Configuração de um mecanismo para a partilha dos mapas POCED da FMUL
• Várias tarefas de apoio e depuração de incidentes
• Optimização das cópias de segurança do sistema de armazenamento de dados (NDMP/FC)
• Migração do servidor físico apis.ul.pt do ICS para a plataforma virtual da UL
• Migração dos servidores fl-cli, fl-sql01, fl-virtualinst e fl-web01 (www.fl.ul.pt) da FLUL para a plataforma virtual da UL
• Criação de relatórios de backup para os SAS
• Instalação e configuração dos activos de rede do IGOT
• Planeamento da reestruturação da rede da UL
• Resolução de problemas menores na Eduroam
• Estudo e planeamento do novo esquema de NAT na rede da UL
• Colocação em produção da infra-estrutura de voz do IGOT
• Início da migração da infra-estrutura telefónica dos MUSEUS de analógica para VoIP
• Acompanhamento da instalação da fibra óptica da ONI no Hospital de Santa Maria
• Integração do IP Power na ferramenta de monitorização Zenoss
• Processo de criação da infra-estrutura de rede do IGOT
• Início da execução do planeamento e instalação da infra-estrutura de voz no IGOT
• Reorganização de ligações de rede entre servidores no centro de dados
• Migração Telefonia Tradicional/VOIP nos Museus da Escola Politécnica
• Intervenção na central telefónica do Complexo Interdisciplinar para resolução de problemas relativos a chamadas telefónicas
• Configuração de um IP Power para a infra-estrutura dos Serviços Tecnológicos
• Levantamento da infra-estrutura de voz tradicional dos Museus da Escola Politécnica
• Campanha do Orçamento Participativo da UL – “Uma porta para a UniverCidade”
• Entrevistas aos Alunos com Necessidades Educativas Especiais, selecção de conteúdo e pré-edição
• Continuação do Portfolio NTM e da elaboração dos vídeos institucionais em curso
• Desenho de estacionário e de peças de comunicação para Centro de Excelência Jean Monet da UL (cartões, envelopes, cartazes dos cursos e banners para website)
• Orçamentos para aquisição de material de áudio
• Organização de listagens de contactos para comunicação interna e externa

Área de Compras
• Publicação no Diário da República e na Plataforma Electrónica do Concurso Público Internacional para a aquisição de um Balcão Único Multiserviços e Multicanal da UL (n.º 3/2011)
• Elaboração e Adjudicação de vários concursos/ajustes directos SPUL e para várias UO’s da UL
• Adjudicação do Concurso Público relativo à Aquisição de Desktops e Monitores para várias UO’s da UL
• Adjudicação do procedimento de aquisição de equipamento de rede para as novas instalações sede do IGOT
• Apoio ao júri do concurso para a Aquisição de uma Firewall Redundante para a FCUL
• Preparação do Concurso Público Internacional para a Aquisição de um Balcão Único Multiserviços e Multicanal da UL
• Abertura do procedimento para a Aquisição de Serviços de Consultoria Oracle Ebusiness Suite e plano de Prevenção ao ERP Oracle para a UL
• Registo do Imobilizado da RUL, Instituto de Educação, Faculdade de Psicologia e IGOT, de Janeiro a Junho de 2011
• Elaboração do contrato relativo Concessão da Exploração do Restaurante sito no Edifício C6 da FCUL
• Apoio ao IGOT na preparação e condução do processo para aquisição de equipamento de rede para as novas instalações sede
• Preparação do Concurso Público Internacional para a Aquisição de um Balcão Único Multiserviços e Multicanal da UL


Área de Trabalho, Ambiente e Energia
• Visita técnica à FFUL, para classificação e posterior encaminhamento de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos
• Visita técnica aos Museus da Politécnica, para classificação, acondicionamento e recolha de Resíduos Hospitalares Perigosos (RHP) especiais
• Pedidos de recolhas especiais de equipamentos eléctricos e electrónicos do ICS e FFUL
• Deslocação a FFUL, FMDUL, Museus da Politécnica e IGOT, para levantamento de papel inutilizado, no âmbito do Projecto RENOVA
• Acompanhamento da implementação dos RHP na UL
• Elaboração da proposta da Política de Sustentabilidade Ambiental da UNICA
• Preparação e reunião do grupo de trabalho da UNICA
• Continuação do projecto da RENOVA
• Reunião com EMEL
• Preenchimento das fichas de participante para o Projecto “Green Campus”, para as UO’s da UL
• Apuramento de receitas e despesas do Parque da Cidade Universitária
• Continuação da análise de consumos energéticos das UO’s
• Início da elaboração do Manual de Gestão da Água
• Elaboração do inquérito sobre o Consumo de Água
• Elaboração de uma matriz de consumo global anual da electricidade, água e gás das UO’s
• Elaboração dos regulamentos e documentos para a recolha do papel no âmbito do Projecto “RENOVA”
• Compilação das facturas de energia eléctrica em BTE para dar continuidade ao processo de alteração de fornecedor com entrada do Mercado da Energia Eléctrica
• Início das visitas às bibliotecas para eliminação do papel inutilizado no âmbito do projecto “RENOVA”
• Preparação do Projecto “Renova e Brinca” para o Jardim de Infância dos SASUL
• Preparação da reunião do GATUL Ambiente
• Início da elaboração de protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa no âmbito do Ambiente
• Visita técnica ao ICS para verificação de resíduos de EEE para eliminação
• Esclarecimento junto da Câmara Municipal de Lisboa relativo ao processo do Orçamento Participativo
• Compilação das facturas de energia eléctrica em BTE para dar continuidade ao processo de alteração de fornecedor com entrada do Mercado da Energia Eléctrica
• Alteração de funcionamento dos equipamentos de AVC no Complexo Interdisciplinar, no âmbito da racionalização dos consumos energéticos
• Finalização do caderno de encargos para a consulta no âmbito do Eco.AP (Programa de Eficiência Energética na Administração Pública) para a construção de um Projecto de Eficiência Energética e Certificação Energética de todos os edifícios da UL
• Acompanhamento e levantamento das necessidades de Gestão de Resíduos na FFUL
• Elaboração de folheto informativo do projecto “Renova o Teu Papel na UL”
• Preparação da reunião do GATUL
• Elaboração de fichas de medidas prioritárias para a redução de consumos de energia eléctrica nas várias UO’s, enquanto acção de sensibilização
• Preparação e realização do 1º Streaming Meeting com o grupo de trabalho “UNICA Green Academic Footprint”, dando continuidade ao trabalho iniciado no 1º encontro realizado em Oslo
• Cálculo dos consumos de energia eléctrica entre os meses de Setembro e Dezembro nos anos de 2008, 2009 e 2010 em todas as Unidades da UL
• Preparação do material de divulgação da acção de sensibilização no âmbito da redução dos consumos
• Visita a FDUL para levantamento e recolha de material de abate
• Continuação de elaboração de caderno de encargos para a consulta no âmbito do Eco.AP (Programa de Eficiência Energética na Administração Pública) para a construção de um Projecto de Eficiência Energética e Certificação Energética de todos os edifícios da UL
• Continuação de preparação de candidaturas para a participação da UL no Concurso “Green Campus – Desafio Eficiência Energética no Ensino Superior” (www.greencampusportugal.info)
• Continuação da elaboração do plano estratégico para a área da Sustentabilidade na UL, previsto no processo de reorganização dos serviços técnicos de apoio da UL
• Levantamento das necessidades de equipamentos economizadores de água no Instituto de Investigação Interdisciplinar

Gabinete de Apoio à Investigação
• Preenchimento do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional 2010
• Apoio na organização da conferência GDIS2011 “Geometry, Dynamics and Integrable Systems”
• Comunicação à RUL dos despachos de autorização proferidos pelos Directores das Faculdades sobre pedidos de férias, deslocações e licenças dos Investigadores Ciência, durante o período das férias (Maio a Setembro de 2011)
• Resposta aos pedidos de apoio remetidos pelos investigadores ao Gabinete de Apoio à Investigação
• Disseminação de oportunidades de financiamento e eventos relacionados com a investigação científica
• Gestão de aspectos relacionados com os últimos concursos realizados no âmbito do projecto ATOMIUM CULTURE (Call II 2010 e Call I 2011)
• Apoio administrativo à contratação de doutores no âmbito do Programa Welcome II
• Preparação da reunião de trabalho sobre os procedimentos da UL no âmbito de financiamentos europeus, particularmente do 7º PQ
• Preparação de pedidos de deslocação em serviço de investigadores Ciência
• Preparação e envio à RUL e à FCUL da documentação necessária à renovação dos contratos dos investigadores Ciência 2008 do CAUL
• Organização e envio à FFCUL da documentação requerida para um contrato de BPD do Projecto PTDC/MAT/104173/2008
• Acolhimento de estagiária no âmbito do Programa de Estágios da Universidade de Lisboa
• Reunião com o Instituto Politécnico de Santarém sobre patentes detidas em co-titularidade
• Reunião com a empresa Clarke Modet sobre processo de patente
• Reunião com representante UTEN
• Reunião para balanço do curso "UL IPL Empreender" e análise de eventual edição do mesmo
• Preparação de relatório para o Instituto Europeu de Patentes sobre "Roadmap" de Ensino da Propriedade Intelectual em Portugal
• Representação da UL INOVAR em painel de conferência científica
• Assuntos de expediente do Contacto Operacional do GAI


Área de Assessoria
• Acompanhamento dos procedimentos concursais para diversos Serviços e Áreas do SPUL
• Realização das Provas de Conhecimentos dos Concursos para Assistente Técnico do GAI e Técnico Superior do Núcleo de Vencimentos
• Realização do concurso para a bolsa de estágio PEUL para o Núcleo UL inovar do Gabinete de Apoio à Investigação
• Continuação da fase de testes do módulo de assiduidade do MyGiaf
• Testes para futura aplicação do módulo de pedidos diversos do MyGiaf para a área de Recursos Humanos
• Normalização das tabelas de faltas e movimentos do GIAF
• Disponibilização de novos impressos de Recursos Humanos no Portal do SPUL
• Processamento e conferência do mês de Setembro do SPUL, RUL, IGOT, FFUL, FMDUL, FP e IE
• Elaboração da requisição de fundos para o mês de Setembro do SPUL, RUL, IGOT, FP e IE
• Conferência e validação dos dados lançados pela FP e IE para efeito dos vencimentos do mês de Setembro
• Elaboração da requisição de fundos para o mês de Setembro do SPUL, RUL, IGOT e FFUL
• Elaboração da proposta para nova divisão de responsabilidades para o processamento de vencimentos às UO’s da UL
• Actualização e validação do novo Código do Regime Contributivo do Sistema Previdencial da Segurança Social
• Registo e actualização das observações referentes às alterações no processamento dos vencimentos do mês de Agosto
• Preparação para entrega dos descontos da Segurança Social do mês de Agosto do SPUL, RUL e IGOT
• Elaboração da matriz contabilística do mês de Agosto do SPUL, RUL e IGOT
• Processamento dos vencimentos do mês de Agosto do SPUL, RUL e IGOT
• Apoio na elaboração da divisão de responsabilidades para o processamento de vencimentos da FP e IE
• Elaboração da matriz contabilística do mês de Junho e Julho da FFUL
• Entrega da relação dos descontos obrigatórios e facultativos do mês de Agosto da FFUL
• Apoio às UO’s da UL
• Lançamento e divulgação do Portal da Formação e do Plano de Formação para a UL para o mês de Outubro, com destaque para as acções de formação previstas para o mês de Outubro
• Inserção e actualização de conteúdos programáticos, adaptação de formulários e construção do calendário de formação no Portal da Formação
• Realização de reuniões com entidades formadoras e análise de propostas de orçamentos no âmbito do Plano de Formação do SPUL e da UL referente a 2011 e 2012
• Reformulação de cursos no âmbito do Plano de Formação do SPUL e da UL referente a 2011 e 2012
• Recolha de informações e preparação de possível candidatura ao Programa Operacional Potencial Humano (POPH), no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN)
• Reunião com técnicos do POPH, no âmbito da possível candidatura do SPUL ao POPH
• Preparação dos inquéritos de avaliação da satisfação dos colaboradores do SPUL e dos utilizadores dos serviços do SPUL
• Preparação de reuniões parcelares com as UO’s com vista ao esclarecimento da Reorganização dos Serviços de Apoio da UL
• Continuação da preparação da reunião de trabalho para balanço de 2011 e preparação do ano de 2012
• Preparação das reuniões com os Directores e Secretários das UO’s sobre a Reestruturação dos Serviços de Apoio da UL

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